segunda-feira, 31 de março de 2008

Estado e União examinam combate à desigualdade racial

Photobucket

Ações integradas e a formação de parcerias futuras entre o governo do Estado e a União no combate à desigualdade racial marcaram a reunião de trabalho realizada, nesta segunda-feira (31), no Palácio Piratini, entre o governador em exercício Paulo Afonso Feijó e o ministro-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos.

No encontro, o ministro apresentou as propostas da secretaria para a introdução da disciplina de História da África, além dos trabalhos para a inserção socioeconômica do negro, realização de seminários e do 7º Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, ocorrido na semana passada em Brasília.

Agenda comum

Conforme o ministro Edson Santos a audiência foi importante. Foi iniciado um processo de parceria e de ações contra a desigualdade social no Rio Grande do Sul. "Pensamos uma agenda comum, mas já temos ações, como no âmbito da agenda social quilombola, de políticas voltadas para a educação e saúde que poderemos a partir deste momento começar a implementar", disse.

"Estamos empenhados na continuidade destas políticas e estou à disposição para apoiar", afirmou o governador em exercício. Foi solicitado o apoio do governo do Estado para a assistência de comunidades quilombolas e para a representação do RS participar da 2ª Conferência Nacional de Promoção de Políticas da Igualdade Racial, programada para maio de 2009 em Brasília.

Regularização

O presidente Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (Codene), José Antônio dos Santos da Silva, defendeu uma ação mais forte do governo na regularização de terras quilombolas. Já o governo do Estado aguarda agora a definição do Orçamento da União.

Somente com ele será possível o conhecimento sobre o volume de recursos a serem destinados à questão da igualdade racial no Brasil. Dessa forma, a contrapartida que tocará para o Rio Grande do Sul e demais estados terá também que ser definida, explicou o diretor do Departamento de Direitos Humanos da secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social, Maurício Cruz.

A diretora da Escola de Saúde Pública, Sandra Vial, e a coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher, Maria Helena Gonzalez, também falaram das iniciativas adotadas pelo governo do Estado voltadas para os negros, mulheres, idosos e indígenas. Participaram também do encontro, Carmem Lúcia Silva de Oliveira, do Codene, a coordenadora das Políticas da Igualdade Racial, da secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social, Sátira Machado, e a diretora técnica da FGTAS, Erli Terezinha dos Santos, entre outros.

http://www.sjds.rs.gov.br/portal/index.php?menu=noticia_viz&cod_noticia=1828

Nenhum comentário: