segunda-feira, 12 de maio de 2008

Codene comemora 20º aniversário com homenagens e seminário

Photobucket
José Antônio, Terezinha Juraci, Maria da Graça, Tânia Regina e Sátira Machado

No sábado (10), o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do Rio Grande do Sul (Codene) - responsável pelas políticas públicas relativas às causas da etnia – vinculado à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS), promoveu uma série de atividades para comemorar seus 20 anos.

O evento foi realizado no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, e contou com a presença de representantes da comunidade negra de Pelotas (a cidade com maior número de negros no Estado), Rio Grande, Caxias do Sul e São Lourenço do Sul.

Segundo o presidente do Codene, José Antônio da Silva, “a comemoração do aniversário da entidade foi um sucesso, pois conseguimos alcançar nossas metas, os objetivos que nos determinamos”.

Um dos momentos mais emocionantes da programação, foi o depoimento de Vó Marcofa, 104 anos, de Novo Hamburgo, que falou aos presentes sobre sua trajetória de vida.

Outro ponto alto do encontro foi a entrega das placas comemorativas aos 20 anos do Codene, homenageando pessoas que participaram efetivamente da história do Conselho. Os homenageados foram o senador Paulo Paim, o senador Pedro Simon (que, quando governador criou o Decreto instituindo o Codene), Germano Rigotto (que oficializou o Conselho, quando esteve no governo do Estado), Terezinha Juracy (a primeira mulher que presidiu a entidade) e Gustavo Paiva, militante negro já falecido.

A responsável pela Coordenadoria das Políticas de Igualdade Racial (Copir) do Departamento de Direitos Humanos da SJDS, Sátira Machado, considera que, "com esse evento de abertura dos 20 anos do Codene, o governo do Estado reafirma seu compromisso com a garantia dos direitos das comunidades negras e quilombolas".

Texto: Elina Hornes
http://www.sjds.rs.gov.br/portal/index.php?menu=noticia_viz&cod_noticia=2135

Nenhum comentário: