quarta-feira, 21 de maio de 2008

Secretaria da Justiça lança livro sobre cultura negra

Photobucket

As fontes e os dados sobre os negros no Estado são muitas. Com o objetivo de expandir e divulgar informações sobre a cultura afro-descendente, a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SDJS) lança, no próximo dia 27, o livro RS Negro: Cartografias sobre a produção do conhecimento. Organizado por Gilberto Ferreira da Silva, José Antônio dos Santos e Luiz Carlos Cunha Carneiro, a obra será lançada durante a programação do 1º aniversário da SJDS, a partir das 18h, no Palácio Piratini.

Em um esforço para dar efetividade ao processo de igualdade entre as raças, a publicação reúne reflexões sobre experiências e contribuições dos afro-descendentes em solo gaúcho. São lembradas as comunidades quilombolas, a imprensa negra, os clubes sociais, as rodas de capoeira, as frentes políticas, os centros de tradições gaúchas criados por negros, entre outros.

O objetivo do RS Negro é estimular os leitores, em especial professores da rede pública e privada de ensino, a incorporar cada vez mais a história das comunidades afro-descendentes no dia-a-dia e nos trabalhos em salas de aula.

http://www.sjds.rs.gov.br/portal/index.php?menu=noticia_viz&cod_noticia=2207

Nenhum comentário: